Maquiagem ao longo do tempo

Olá meninas! Vou fazer uma série de posts sobre maquiagem de vários países, quero mostrar um pouco de várias culturas através da maquiagem!

Mas antes de começar a série, vou contar um pouco sobre a história da maquiagem,  que é muito interessante! Vamos lá?

A maquiagem foi criada no Egito, e era usada inicialmente como higiene diária e logo depois ganhou o status de requinte. Nessa época a maquiagem torna-se um ritual de beleza:

cleopatra

Quer saber mais? Então clica aqui embaixo!

No início existia somente a cor verde azulada, que era obtida através da mistura de metais pesados, e tinha como finalidade a proteção das pálpebras. Nesta época Cleópatra, representando o ideal de beleza, originou tratamentos de beleza como: banho de leite, aplicação de argila no rosto e o uso do pó Khol nos olhos,  um pigmento preto ainda hoje usado como sombra, para sublinhar o contorno dos olhos e escurecer cílios e sobrancelhas.

Esse e outros antepassados da maquiagem também seriam desenvolvidos milênios mais tarde na Europa, tanto na Grécia como na Roma antigas, onde embelezavam não apenas as mulheres, mas também os homens.

angelinajolie-alexander o grande(Angelina Jolie no filme Alexandre, o Grande)

Após a queda do Império Romano no século V d.C., o uso desses produtos foi praticamente abandonado na maior parte do continente europeu e, durante toda a Idade Média, por motivos religiosos, que consideravam a maquiagem vaidade, e portanto, pecado.

A maquiagem só ressurgiria com força a partir do século XV, quando a Itália e a França se tornaram os principais fabricantes de produtos de beleza. jens-juel-portrait-of-a-lady-seated-half-length-wearing-a-brown-dress-and-a-white-shawl-1778Nessa época, o uso de maquiagem era privilégio de reis, cortesãos e aristocratas, que apreciavam principalmente o pó-de-arroz para deixar o rosto bem pálido e pomadas coloridas para pintar os lábios.  Somente no século XVIII é que tais artefatos começaram a se popularizar, mesmo não sendo bem aceitos em todos os países. Na Inglaterra, por exemplo, mulheres mais conservadoras evitavam usá-los por considerá-los vulgares.

Isso só mudaria no início da década de 1920, que deu o impulso que faltava para a maquiagem se transformar em mania mundial.

Anos 20:

A característica desta década são as sobrancelhas finíssimas, em forma de arco, batom bem escuro e pele bem branca:

    c7230627a12ff17f7dbec0b769b4da58

s9X8t

Anos 30:

Os tons de rosa, laranja e vermelho para os lábios foram se popularizando, mas a pele clara como porcelana ainda era moda:

BarbaraStanwyck15

joan-crawford-30s

Anos 40:

Com a Segunda Guerra Mundial, as fábricas de cosméticos dão uma estacionada, pois toda a energia se concentrava para produção de armas.
A maquiagem tornou-se menos carregada e mais natural, com ares de saúde. Para obter uma aparência natural rosada, os blushes mais populares eram os vermelhos com tons rosados e rosas brilhantes com tons fúcsia. Para o olho, era usado o marrom com rímel preto e um delineador leve.
As sobrancelhas foram mantidas bastante naturais, mas foram feitas em arcos limpos, bem definidos e acentuadas pelo uso de um lápis castanho escuro. Para os lábios, todos os tons de vermelho, eles  deveriam parecer maiores (mais carnudos) e macios. Para este efeito, o lábio superior era um pouco exagerado:

tumblr_kslcbyub6t1qzbijso1_500

indexbetty-grable

Anos 50:

Com o fim da Guerra nos anos 50, a maquiagem volta a ser indispensável e desejo absoluto das mulheres. A importância da maquiagem dos olhos trouxe uma infinidade de criações e reformulações de produtos. A maquiagem realçava a palidez da pele e a intensidade dos lábios. Nesta época já surgiram as referências mundiais de beleza, que apareceram graças ao cinema: Marilyn Monroe, Rita Hayworth e outras:

          82b359caa249593e43cebe0b7e1fb65a

20120226-184604 Com o surgimento do Pan Cake, (uma base com cobertura mais pesada) as mulheres agora poderiam ter a tão sonhada pele sem manchas. Além do clássico batom vermelho, novas cores como o rosa, coral e até mesmo o bege (nude) estavam começando com força no mercado de cosméticos.
Sombras pastéis e delineador preto com cílios postiços marcavam o olhar das musas do cinema que inspiravam as jovens que popularizaram o estilo na época. A sobrancelha arqueada também foi muito presente, as mulheres utilizavam lápis para engrossar e arquear as sobrancelhas.

Anos 60:

A década de 1960 foi uma das mais fortes da história principalmente quando o assunto é maquiagem e moda.  Na maquiagem dos anos 60 a modelo Twiggy é sem dúvidas o ponto referencial e a inspiração daquela época. Ela inovou no make-up usando delineador para fazer o famoso “gatinho”, utilizando cílios postiços e marcando o côncavo.

anos60e814baeb44870e09c05866d2c2c10449

   sixties makeup tips

Anos 70:

Conhecida como “a década da discoteca”, os anos 70 foram marcados por inovações e surgimento de uma nova cultura, como a hippie. Essa década nos traz algumas dicas de maquiagem que se encaixam perfeitamente nos dias atuais.

Para o dia, quanto mais natural a pessoa fosse, mais bonita era considerada. O olhar era primordial. Destacá-lo era essencial. Delineadores eram utilizados, assim como sombra glitter, cílios postiços e blush rosa. Como os olhos já ficavam chamativos, o gloss era a melhor opção para a boca.

anos70  tumblr_l3mf1tegdj1qbaleqo1_1280

70s-makeup-e1412024288338

Anos 80:

A Maquiagem nos anos 80 simbolizou o que estava acontecendo naquela época. Não era apenas uma moda que “pegou”, acima de tudo era uma maneira das mulheres expressarem aquele momento particular da história, expressarem como estavam se sentindo, refletindo o aumento do feminismo e celebrando a liberação da mulher – era o poder feminino que havia chegado para ficar!

Nessa época parece que queriam usar tudo de uma vez, era tudo exagerado, os cabelos espetados remetiam ao movimento Punk, as cores vibrantes e a moda exagerada, tudo junto ao mesmo tempo! Ícones: Madonna, com suas sobrancelhas grossas e escuras contrastando com o cabelo descolorido e Cindy Louper com seus cabelos multicoloridos:

madonna-80s

1f8a895cdd3e257efa4ffcd7ae7a743cAnos 90:

Essa foi a era das primeiras super modelos, que esbanjavam beleza e influenciaram milhares de mulheres pelo mundo todo ! Cindy Crawford, Linda Evangelista, Naomi Campbel e outras usavam principalmente os batons terracota e os cabelos ao natural. Eu particularment acho essa época incrível, e adoro as makes!

1990smakeup-nude

index

0bfc9688d525c0ef0220c4f3378988c1

4855158475_c6fa864401

Claudia_Schiffer_Césars_1993

101424-cindy-crawford-fios-lisos-levemente-637x0-1

Anos 2000:

Nesta época parece que as celebridades esqueceram seus personal stytlist de lado, pois apareciam como cada visual… hahhahah

1c01840275ff1d5a12ee9159268c2ebf

As sobrancelhas finas eram o destaque (sim, eu usei…) e os cabelos loiros (amarelos) também rss

chris

kate-hudson-and-pamela-dennis-fall-2000-rtw-silk-long-skirt-and-wrap-galleryGente, olha essa pobreza! E ela foi assim ao Oscar!!!!!!!!!!!!!

Passada essa fase, parece que fizemos as pazes com a maquiagem e resolvemos aparecer com o visual mais natural e cada vez mais a maquiagem se torno mais profissional:

Charlotte-Tilbury-Makeup

hMaravilhosa!!

E com a chegada da internet e surgimento de blogueiras e maquiadoras que começaram a ensinar milhares de mulheres no mundo todo, a maquiagem hoje é acessível a todas!!!

imageds k

marsala9

5le4k0Kim Kardashian e seus famosos contornos.

crazy-makeup-katy-perry-01Kate Perri sempre arrasa nas makes!

E6AB6A1C45592927D4E41136DB3836C9

hqdefault

o-cabelo-da-gisele-bundchen-3

O mais legal é que hoje podemos usar a make de qualquer tempo e adaptarmos para a nossa realidade.

É isso meninas, espero ter mostrado um pouquinho pra vocês sobre esse assunto que tanto amamos!! Beijinhos!

♥Encontre-me também nas redes sociais ♥
Instagram: @sabrinaziebert
Assinatura1
Anúncios

2 comentários sobre “Maquiagem ao longo do tempo

O que achou deste post? Deixe seu comentário!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s